TIARA – ASSOCIAÇÃO TIARAMA
Novembro 9, 2020

MIAR – Movimento de Intervenção em Animais de Rua


A MIAR apoia animais de rua. Envolve e sensibiliza a comunidade para o abandono, os maus tratos, a negligência e a urgência da aplicação de programas CED. A MIAR foca-se em tornar menos penosa a vida dos animais de rua, promovendo a sua esterilização, provendo-lhes alimentação, assistência à sua saúde e empenhando-se na sua integração e aceitação junto da comunidade. Concomitantemente, e por serem problemas indissociáveis, a MIAR dirige também os seus esforços na defesa e preservação do ambiente.

A MIAR é uma associação sem fins lucrativos legalmente constituída em março de 2019 em Portugal. A MIAR está sediada em Oeiras.

A MIAR não recebe nenhum financiamento do governo, contamos apenas com donativos de particulares compassivos com esta causa, com as quotas de associados, com receitas provindas de eventos em que participamos ou de materiais que desenvolvemos com o objetivo de angariar fundos. Surgem, com bastante frequência, animais vítimas de cruéis agressões, atropelamento, abandono, situações que exigem de nós uma resposta imediata.

A associação surge da necessidade de dar suporte aos animais que vivem nas ruas. Com a entrada em vigor da Lei n.º 27/2016 que estabelece a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população, privilegiando a sua esterilização, o Município de Oeiras, dando cumprimento à lei supra, dispõe de um Centro de Apoio ao Animal onde são esterilizados gratuitamente os gatos das colónias que existem no concelho. A MIAR nasce para suprir todas as outras necessidades desses animais e que vão muito além da esterilização.

A MIAR não dispõe de centro de resgate para animais. Sempre que necessário, a associação esforça-se por encontrar famílias de acolhimento temporário que cumpram requisitos que permitam assegurar o bem-estar dos animais, temporariamente à sua guarda, comprometendo-se a MIAR a suportar todas as despesas inerentes à permanência do animal numa casa.

Como ajudamos?

Saiba como a MIAR pode ajudar


A MIAR não dispõe de um centro de resgate. Propõe-se antes a proporcionar condições aos animais errantes, promover a sua esterilização, assegurar-lhes alimentação, assistência à sua saúde e a sua integração junto da comunidade. Lamentavelmente, não existem lares para todos os animais destinados a ser de companhia, a percentagem de animais abandonados continua a ser dramática, consequência dos muitos anos de desresponsabilização por parte dos poderes central e local. Só muito recentemente, a legislação começou a refletir a preocupação dos muitos cidadãos que são sensíveis ao bem-estar animal.
Para a MIAR, manter animais em abrigos precários, sem que estejam asseguradas as condições necessárias ao seu bem estar, é inconcebível. Não é nosso objetivo manter animais em jaulas ou boxes, em espaços diminutos, sobrelotados. A MIAR está, no entanto, a trabalhar para conseguir implementar uma utopia – um Santuário. O Santuário tem a vantagem de não cair sobre os animais a pressão da adoção. Assim, a MIAR só interfere, retirando animais da rua, quando se manifestam alguns fatores, nomeadamente:
1. Animais muito meigos, visivelmente vítimas de abandono;
2. Animais acidentados ou doentes, são retirados da rua, alojados em famílias e acolhimento e depois de recuperados, são devolvidos à colónia;
3. Animais cuja condição física os coloque em perigo constante no contexto de uma colónia. Animais cegos, surdos, com membros amputados, idosos, bebés, etc.

Nestas situações, recorremos a Famílias de Acolhimento Temporário, responsabilizando-se a MIAR por todas as despesas inerentes à permanência do animal numa casa de acolhimento. Os animais ficam em ambiente familiar até à sua devolução à colónia ou até à sua adoção definitiva.
Por isso, se é sócio da MIAR e precisa da nossa ajuda para animais de rua, contacte-nos. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar ou aconselhar. Por vezes, a nossa ajuda é residual, uma vez que a nossa resposta é proporcional aos apoios que conseguimos.

AJUDE, DÊ SUPORTE AO NOSSO TRABALHO


O trabalho que desenvolvemos é suportado, exclusivamente, por particulares. Não temos qualquer apoio institucional. A capacidade de resposta da MIAR está Todo o trabalho desenvolvido pela MIAR é suportado pelas cotizações dos sócios, donativos de particulares e pelas ações promovidas pela MIAR. Sem apoios institucionais, a nossa capacidade de resposta está condicionada aos meios de que dispomos, para intervir nas situações com as quais nos deparamos e para as quais é solicitada a nossa intervenção.
Somos um grupo de pessoas motivadas e empenhadas. Investimos parte do nosso tempo na tentativa de proporcionar aos animais de ninguém uma vida confortável, prover alimento, água, abrigo e cuidados médico-veterinários é o nosso principal objetivo. A nossa capacidade de resposta, depende do seu apoio.
PortugueseSpanishEnglishFrenchGermanItalian