Sessão de hipnose na Feira da Diversidade
Workshop de Miguel Maat para ensinar as técnicas do instrumento ancestral Didgeridoo
Diversidade é a existência de coisas variadas e diferentes umas das outras dentro de uma determinada área ou espaço. O termo vem da língua latina, da palavra ”diversitas“, e se refere ao que é diverso, variado, múltiplo, díspar ou diferente.
O conceito de diversidade é aplicável em muitas áreas e refere-se às diferenças que podem existir entre pessoas, animais, grupos, coisas, opiniões, escolhas, entre muitos outros. No ser humano existe diversidade cultural, étnica, sexual, linguística, ideológica, religiosa, entre outras.
Tipos de diversidade
- Diversidade biológica ou biodiversidade - É sobre a variação e abundância de espécies animais e vegetais que habitam uma área ou região.
- Diversidade de ecossistemas - É o conjunto de ecossistemas que compõem o planeta Terra. Em cada tipo de ecossistema prevalecem um clima , um relevo e espécies animais e vegetais características.
- Diversidade cultural - É sobre a variedade de culturas que se relacionam dentro de um determinado espaço geográfico. Em certas ocasiões, a influência social e a pressão fazem com que grupos que possuem valores culturais que não correspondem aos da maioria sejam violados. Nestes casos, deve-se trabalhar para garantir os direitos de todos os cidadãos e promover a aceitação e o respeito por todos os valores culturais. A diversidade cultural engloba a diversidade política, ideológica, religiosa, entre outras.
- Diversidade sexual - É sobre a livre escolha das pessoas quanto à sua orientação sexual. A diversidade sexual implica o respeito pelas diferentes identidades sexuais (como homossexuais, bissexuais ou transexuais) e a importância de que os direitos de todos os indivíduos sejam respeitados.
- Diversidade funcional - Trata-se de inclusão e respeito às pessoas que possuem diferentes habilidades motoras ou intelectuais. Este termo visa substituir conceitos como “deficiência” e acabar com a discriminação e exclusão.
- Diversidade linguística - Trata-se do número e da variedade de idiomas em uma determinada região geográfica ou no mundo inteiro. Existem áreas do planeta com grande riqueza e variedade de idiomas, enquanto em outras prevalece o idioma principal.
- Diversidade genética - É sobre a variedade de características que os organismos da mesma espécie podem ter.
Importância da diversidade
Diversidade é um conceito amplo que atravessa diferentes aspetos, tanto do ser humano quanto de outros organismos ou objetos.
Há muito tempo que se reconhece a importância da diversidade na natureza, que é o que nos permite ter ecossistemas ricos e variados.
Também a diversidade genética permitiu o desenvolvimento e a sobrevivência das espécies ao longo do tempo, o que contribuiu para a biodiversidade.
No que diz respeito ao ser humano, o conceito de diversidade cultural é fundamental , que por sua vez inclui outros como a diversidade étnica e a diversidade religiosa.
A diversidade cultural permite incluir e aceitar todos os costumes e valores que o ser humano professou ao longo da evolução.
Diversidade cultural significa compreender a humanidade como um imenso conjunto de culturas, cada uma dotada de um contexto histórico e uma tradição valiosa. Isso significa não valorizar uns acima dos outros ou fingir que uns são mais “avançados” e outros mais “atrasados”, mas simplesmente diferentes.
A diversidade dentro de uma sociedade permite a coexistência de pessoas com diferentes opiniões, ideologias políticas, costumes, religiões e gêneros.
Em 2001, a UNESCO proclamou a Declaração Universal sobre Diversidade Cultural, na qual destacou a importância do respeito, do diálogo e do compromisso entre as diversas culturas para a construção de um mundo mais igualitário, inclusivo e com pluralidade de vozes.
Essa visão ganhou espaço no século XXI na maioria das democracias ocidentais modernas, cuja população apresenta uma significativa margem de diversidade cultural e étnica, fruto de seu passado imperial e colonial .
Por outro lado, a diversidade cultural da humanidade, ou seja, sua gigantesca abundância de formas culturais, é uma de suas maiores virtudes, sobre a qual repousa a possibilidade de uma troca absolutamente enriquecedora de conhecimentos e visões de mundo. Isso porque, em termos culturais, assim como na genética, uniformidade e homogeneidade tendem, em geral, ao empobrecimento.
A diversidade cultural é um valor fundamental na construção de um futuro pacífico para a humanidade. A maioria dos conflitos na história não tem apenas uma origem econômica, mas também cultural, de modo que uma perspetiva que celebre a diversidade e a diferença pode dar uma solução pacífica e democrática para os conflitos.
A diversidade cultural é uma característica indispensável da vida democrática no século XXI. Assim, o reconhecimento das formas muito diversas de cultura da humanidade pode nos dar uma medida mais realista de quem somos e de onde viemos e, portanto, quais podem ser os nossos passos futuros.
Uma sociedade aberta a outras línguas, outras religiões, enfim, outras formas de sociedade, será sempre uma sociedade de vanguarda, complexa, vasta, como foi outrora, nos lugares em que vastas e distantes tradições culturais se encontravam.