Associação Sustent’Habil
Outubro 5, 2020
ACÁCIA – Associação para a Cooperação Internacional com África
Outubro 15, 2020

ITIMAN – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano

Fundada em fevereiro de 2019, a ITIMAN – Associação Editorial Luso-Japonesa de Desenvolvimento Humano acredita na construção de um mundo mais humano e feliz.

Por isso, temos como missão criar e publicar conteúdos sobre formação e desenvolvimento humano baseados na filosofia budista, a partir de artigos, livros, filmes, vídeos, cursos online e presenciais, workshops e projetos sociais, contribuindo para comunidades e, principalmente, pessoas mais saudáveis, positivas e felizes.

Na língua japonesa, ITIMAN significa «dez mil», nome inspirado no forte desejo e sério compromisso de produzir e partilhar conteúdos com ensinamentos que «durem dez mil anos», ou seja, que serão lidos por várias gerações.

A ITIMAN é representante internacional da Ichimannendo Publishing, editora japonesa com sede em Tóquio.
Mesmo num mundo de diversidade, por que somos todos iguais?

Este mundo é cheio de diversidade e desigualdade, desde quando nascemos. Alguns nascem numa família rica; outros, numa casa pobre; alguns têm talento, outros não; alguns ocupam uma posição de destaque e predominam, outros se esforçam a vida inteira para galgar os degraus do sucesso; há aqueles que são escravos do dinheiro, mas têm uma vida boa e confortável; há pessoas que vivem num verdadeiro conto de fadas, mas também existem outras que choram por um casamento fracassado ou que ainda não conseguiram encontrar a pessoa amada, e assim por diante. Tudo é muito variado.
A chuva cai igualmente, a erva e a árvore absorvem a água desigualmente e crescem igualmente. Contudo, este mundo é cheio de desigualdades. Alguns nascem numa família rica; outros não; alguns são totalmente saudáveis, outros nem tanto, e assim por diante. A vida segue muitos caminhos. Somos todos atores, desempenhando nosso próprio papel no palco. Apenas isso. Quando a peça termina, voltamos para a coxia. Então somos todos iguais, ninguém é superior nem inferior a ninguém.

Kentetsu Takamori, autor do livro “Porque vivemos”

Quando se faz uma radiografia, todas as pessoas, sejam altas ou baixas, bonitas ou feias, ricas ou pobres, homens ou mulheres, heterossexuais, homossexuais ou transsexuais, idosas ou jovens, todo e qualquer ser humano é igualmente reduzido a nada mais que uma estrutura de ossos.

Neste curso, o participante poderá ouvir e aprender sobre o “eu” presente em todas pessoas, igual para todos. a partir do conteúdo do livro “Porque vivemos – a resposta à questão fulcral da vida, segundo a filosofia budista”.

CONTEÚDO DO CURSO
  • O que é diversidade? O que é igualdade?
  • O conceito da “verdadeira igualdade”
  • O “eu” comum à toda humanidade, explicada pela filosofia budista
  • As 108 paixões mundanas (sentimentos como desejo, ira, inveja e ciúme) que formam o ser humano
  • A relação entre as paixões mundanas e a nossa felicidade
  • Mesmo num mundo de diversidade, é possível existir a “verdadeira igualdade”?


  • RESPONSÁVEL

    Mauro M. Nakamura, Professor de filosofia budista, autor, editor de conteúdo e presidente da ITIMAN. Diretor Internacional da Ichimannendo Publishing – Tokyo, Japan

     
     
     
    Total Page Visits: 662 - Today Page Visits: 2
    PortugueseSpanishEnglishFrenchGermanItalian