MIAR – Movimento de Intervenção em Animais de Rua
ADIRAIA – Associação para o Desenvolvimento do Interior Raiano
A Rewilding Portugal é uma organização privada sem fins lucrativos, estabelecida em janeiro de 2019 na Guarda, cuja missão é promover a conservação da natureza por meio de medidas de rewilding em Portugal.
Atualmente trabalhamos nas áreas do Riba-Côa e Beira Alta no norte de Portugal, uma região onde as elevadas taxas de abandono rural criaram oportunidades para trazer a natureza de volta.
A região do Grande Vale do Côa é um importante corredor de vida selvagem para muitas espécies da região e o reforço desse corredor poderá desempenhar um papel importante na recuperação de espécies raras, como a cegonha-preta e o lobo ibérico.
A Rewilding Portugal é o principal parceiro da Rewilding Europe na área de rewilding do Grande Vale do Côa e está a trabalhar em estreita colaboração com a Rewilding Europe para alcançar o objetivo comum de tornar Portugal um lugar mais selvagem.
A rewilding é uma abordagem progressiva de conservação da natureza. Trata-se de deixar a natureza cuidar de si mesma, permitindo que os processos naturais moldem a terra e o mar, reparem os ecossistemas danificados e restaurem paisagens degradadas. Através da rewilding, os ritmos naturais da vida selvagem criam habitats mais selvagens e mais biodiversos.
A vida selvagem já está a fazer a regressar de forma espectacular por toda a Europa, incluindo na Península Ibérica, oferecendo-nos uma oportunidade para recuperar as nossas paisagens e encontrar formas mais sustentáveis de conviver com a natureza. Dispensando a ideia de habitats fixos, iniciativas de rewilding trabalham para reconstruir importantes funções ecológicas e cadeias tróficas, e para estabelecer uma maior conectividade ecológica entre áreas naturais.
Os princípios de rewilding
Os profissionais a trabalhar em rewilding por toda a Europa co-formularam um conjunto de princípios que caracterizam e orientam este processo num contexto europeu. Todos igualmente importantes, são os seguintes:
Dar esperança e propósito
O processo de rewilding cria ideais de um futuro melhor para as pessoas e para a natureza, que inspira e fortalece. Esta narrativa emocionante não conta apenas a história de um amanhã mais rico e vital, mas também encoraja ações práticas e colaboração nos dias de hoje.
Oferecer soluções naturais
Ao fornecer e aprimorar soluções baseadas na natureza, a renaturalização pode ajudar a mitigar os desafios ambientais, sociais, económicos e relacionados com o clima.
Pensar de forma criativa
Rewilding significa também agir de maneira inovadora, oportuna e empreendedora, com a confiança necessária para aprender com o fracasso.
Conservação complementar
Ao aprimorar a natureza selvagem e os seus inúmeros benefícios em todas as escalas, este processo complementa métodos mais estabelecidos e recorrentes de conservação da natureza.
Deixar a natureza liderar
Rewilding permite que processos naturais restaurados moldem as nossas paisagens terrestres e marítimas de maneira dinâmica. Isso vai nos levar a intervir menos na natureza com o avançar do tempo.
Trabalhar à escala da natureza
Rewilding significa trabalhar em escala para reconstruir a diversidade e abundância da vida selvagem e dar aos processos naturais a oportunidade de aumentarem a resiliência dos ecossistemas.
As pessoas são a chave
Rewilding é um processo que dá relevo ao papel das pessoas – e das suas ligações económicas e sociais à terra – trabalhando em ecossistemas mais amplos e naturalmente vibrantes.
Criar economias baseadas na natureza
Ao melhorar a vida selvagem e os ecossistemas, o processo de rewilding oferece novas oportunidades económicas através do fornecimento de meios de subsistência e lucro baseados na natureza.
Agir em contexto
Abordar o rewilding com um conhecimento de longo prazo da história cultural e ambiental de um local. Importa ter em conta as realidades culturais, políticas e físicas das paisagens terrestres e marítimas nestes esforços que estão a ser tidos.
Trabalhar em conjunto
Construir coligações e fornecer apoio com base em respeito, confiança e valores partilhados. Assenta em interligar pessoas de todas as origens para co-criar maneiras inovadoras de retroceder e oferecer os melhores resultados para as comunidades e para a natureza selvagem.
Troca de conhecimento
Troca de conhecimento e experiência para melhorar continuamente as melhores práticas de rewilding e alcançar os melhores resultados possíveis.
Contactos
ARIP ASSOCIAÇÃO REWILDING IBERIA PT
Quinta da Maunça s/n João Bravo, 6300-350 Arrifana, Guarda
[email protected] / 271 036 128