22 JUNHO | 9h30 | Webinar “Barreiras para a implementação da D&I”
24 JUNHO | 18h00 | Tertúlia Presencial “Histórias de Inclusão e Diversidade”
Vilar Formoso recebe a Feira da Diversidade nos dias 13 e 14 de Agosto, numa organização da ADIRAIA e Campintegra.
A ADIRAIA, a Associação para o Desenvolvimento do Interior Raiano, que integra os concelhos de Almeida, Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo, participa com um Stand na 13ª Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural em Vilar Formoso, oferecendo uma oportunidade para os pequenos expositores destes três territórios promover os seus produtos.
Esta é a primeira grande iniciativa da ADIRAIA, após dois anos de interregno devido às restrições durante a pandemia de covid-19.
A ADIRAIA tem agora uma nova equipa na Direção.
A Presidente Clotilde Rodrigues com raízes em Nave de Haver e Vilar Formoso, em entrevista à Rádio Fronteira anunciou que a Associação vai organizar o primeiro grande evento em Vilar Formoso, no Pavilhão Multiusos, nos dias 13 e 14 de Agosto, a Feira da Diversidade, em parceria com a Campintegra, que já organizou 4 edições do evento.
Entrevista com a Presidente Clotilde Rodrigues da AIRAIA, para ouvir aqui em Podcast: Entrevista Com Clotilde Rodrigues Da ADIRAIA by Rádio Fronteira
A Feira da Diversidade em Vilar Formoso irá integrar diversas áreas: Arte e Cultura, Economia Social, Educação e Formação, Gastronomia, Saúde e Bem-Estar, Animação, Artesanato, Concertos, Networking, Palestras, Projetos, Terapias e Workshops. O evento tem o apoio da Câmara Municipal de Almeida e deverá juntar mais de 40 expositores.
A Feira da Diversidade irá decorrer durante todo o dia das 10 horas às 22 horas, nos dias 13 e 14 de Agosto, durante as Festas em honra de Nossa Senhora da Paz, sendo um complemento as atividades noturnas nos dias festivos locais. Os expositores interessados em participar podem entrar já em contacto com a Presidente Clotilde Rodrigues, através do 925.468.866
A intenção da ADIRAIA é também dar um caráter transfronteiriço à Feira da Diversidade, no futuro, disse Clotilde Rodrigues, inserindo o certame na Eurocidade Porta da Europa.
A Associação está a elaborar um site próprio que estará online em breve. Está também a dinamizar a exploração de Rotas Turísticas temáticas, como a Rota do Judaísmo na região que deverá arrancar no próximo ano. Em estudo está também a Rota do Contrabando. O objetivo é trazer gente e riqueza para os três territórios dos Municípios de Almeida, Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo.
A Adiraia pretende dar a conhecer os concelhos de Almeida, Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo, promovendo o turismo rural, realizar seminários, feiras e conferências em áreas para o desenvolvimento da região, colaborando com várias entidades, empresas ou associações da região raiana.
A Associação de Desenvolvimento surgiu em finais de 2018, também com o intuito de ajudar a “desbloquear” vários problemas que se arrastam há vários anos nestes 3 concelhos.
Esta nova coletividade pretende mobilizar de forma ativa a sociedade civil, como interlocutor, entre os órgãos de decisão e os agentes económicos, na resolução de problemas de desenvolvimento económico, sendo uma voz ativa, na sociedade civil.
Em maio de 2019 promoveu em Vilar Formoso, uma sessão informativa sobre vendas e compras online, através da plataforma digital “MercaChefe.pt” da startup tecnológica, BuyInPortugal.pt, com o objetivo de ajudar as empresas da região na dinamização e expansão dos seus negócios.
Também em março 2019, os produtores de Almeida, Sabugal e Figueira de Castelo Rodrigo, estiveram presentes no Mercado de Alvalade em Lisboa, numa Mostra de Produtos da Beira Alta e em particular, do Interior Raiano, a convite da Adiraia e da Junta de Freguesia de Alvalade.