Oficina Inforural, com Caixa de Mitos - Parceiro 3ª Feira da Diversidade
Oficina Inforural
Outubro 5, 2019
Aula Aberta de Afro-House, com Ciro Alcarpe - Parceiro 3ª
Aula Aberta de Afro-House, com Ciro Alcarpe
Outubro 6, 2019

Aula Aberta de Yoga de Samara, com Ciro Alcarpe

Aula Aberta de Yoga de Samara, com Ciro Alcarpe - Parceiro 3ª Feira da Diversidade

A “Aula Aberta de Yoga de Samara” é uma atividade de dinamização do Parceiro Ciro Alcarpe, a ser realizada no dia 10 de Outubro, às 21h00, na 3ª Edição da Feira da Diversidade.

Atividade GRATUITA / Aberta à Comunidade.

O Yoga de Samara é um método de bem-estar psicocorporal suave, uma arte do movimento. Achados arqueológicos recentes situaram a sua origem na antiga civilização de Samara na Rússia. Tem influências muito diversas como por exemplo o Yoga, a Euritmia, o Tai Chi, o Zen, os alongamentos, o Chi-Kung e a ciência dos movimentos que foi sendo ensinada ao longo dos séculos em certas confrarias dervixes. Teve a sua origem em Idris Lahore (terapeuta, filósofo, poeta, pintor…), que após muitas viagens pelo mundo, construiu o resultado dessas aprendizagens com a ajuda das suas colaboradoras Ennea Tess Griffith e Emma Thyloch.

O Yoga de Samara tem efeitos benéficos não só a nível físico, intelectual e emocional, mas também, a um nível mais profundo, a nível da alma, tendo por isso também uma dimensão espiritual. Alguns dos efeitos mais visíveis são a redução do stress e da ansiedade (devido a uma tranquilidade interior que se vai instalando à medida que se vai praticando estes movimentos), aumento da criatividade, maior clareza nos pensamentos, atracção de emoções positivas, entre outros.

Uma aula ou sessão-tipo tem uma estrutura precisa e é constituída por:

1. Meditação
2. Exercícios de alongamento e aquecimento dos músculos da nunca e do pescoço
3. Alongamentos
4. Dança
5. Arcanas
6. Movimentos Meditativos
7. Meditação
8. Relaxação
9. Círculo do Respeito

Para além da aula ou sessão-tipo, o Yoga de Samara contém ainda muitos outros elementos que podem ser encontrados e conhecidos em Workshops mais alargados.

O nível é aberto.

Sobre o Dinamizador:

Ciro Alcarpe é um bailarino com uma pesquisa bastante vasta a nível dos mais variados estilos de dança e movimento. É também músico, poeta, entre outras vertentes artísticas. É formado pela Libre Université du Samadeva em França no método psicocorporal Yoga de Samara. Neste momento está a fazer a sua tese de final de curso em que relaciona este método de bem-estar com a dança.

Para mais informações consultar: www.facebook.com/ciro.alcarpe