Workshop: Manipulação de Flow-Wand, com Paulo Veiga - WANDERINGbyPAVEIA - Parceiro 3ª Feira da Diversidade
Workshop: Manipulação de Flow-Wand
Outubro 4, 2019
Apresentação Academia da Saúde, por Fórum Concelhio Para a Promoção da Saúde na 3ª Edição da Feira da Diversidade
Apresentação da Academia da Saúde – Cascais
Outubro 4, 2019

Palestra: Vamos conversar sobre a Demência

Palestra: Vamos conversar sobre a Demência, com Casa de Saúde da Idanha - Parceiro 3ª Feira da Diversidade

“Vamos conversar sobre a Demência” é o tema da palestra a ser apresentada pelo Parceiro Irmãs Hospitaleiras – Casa de Saúde da Idanha, no dia 10 de Outubro, às 14h00, na 3ª Edição da Feira da Diversidade.

Atividade GRATUITA / Aberta à Comunidade, inserida nas atividades especiais que assinalam a Comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental.

Esta palestra abordará principais sintomas da demência, bem como o estatuto do cuidador de doente com demência. Tem como objetivo aumentar a literacia nesta área.

A Área das Demências da Casa de Saúde da Idanha oferece diferentes estruturas e serviços especializados em saúde,que assentam em 3 eixos chave: prevenção, intervenção e formação/investigação.

  • Na prevenção, disponibiliza atividades várias de promoção e aumento da literacia em saúde, como rastreios cognitivos e ações de sensibilização em saúde mental nomeadamente na área do envelhecimento ativo e demências, junto da comunidade. Oferece ainda a resposta inovadora Ginásio Comunitário Cerebral Sénior, na promoção do envelhecimento ativo, que visa retardar os efeitos do envelhecimento e a prevenção de quadros demenciais. Neste ginásio, são disponibilizadas aulas de ginástica cerebral grupais com treino cognitivo computorizado, realidade virtual e atividades de estimulação cognitiva com jogos terapêuticos.
  • Na intervenção, dispõe de uma UnidadeResidencial, de uma Unidade de Neuroestimulação, de um Ginásio Cerebral Sénior, Hospital de Dia e Consultas em Ambulatório.A terapêutica farmacológica é aliada a terapias não farmacológicas inovadoras, permitindo um efeito combinado de boas práticas e planos de intervenção individualizados e adequados às potencialidades/necessidades do doente/família. Aplica-se aos diferentes tipos e fases da demência, dando resposta de forma multidisciplinar integrada não só às necessidades reabilitativas e de controlo sintomático,mas também à necessidade de internamento para alívio do cuidador. Em paralelo, desenvolve diferentesações no âmbito psico-educativo para cuidadores.
  • Na formação/investigação, esta área dá resposta às necessidades formativas dos estagiários que acolhe em diferentes áreas (e.g., Medicina, Enfermagem, Psicomotricidade, Neuropsicologia, Fisioterapia), organiza seminários/congressos/workshops na área do envelhecimento e demências e responde a convites em diferentes iniciativas externas no mesmo âmbito. Paralelamente, tem em curso diferentes linhas de investigação como: roboterapia, treino cognitivo computorizado e realidade virtual.

Para mais informações, consultar: www.irmashospitaleiras.pt/csi