Palestra: Tabagismo - como se livrar do vício?
Palestra: Tabagismo – como se livrar do vício?
Setembro 15, 2019
Aula Aberta Biodanza & Saúde com Márcia Santos
Aula Aberta Biodanza & Saúde com Márcia Santos
Setembro 15, 2019

Palestra: Saúde Mental em Movimento

Palestra: Saúde Mental em Movimento

Saúde Mental em Movimento: benefícios através de um Programa de Atividade Física com Biodanza” é o tema da palestra ser apresentada por Márcia Santos, no dia 10 de Outubro, às 15h00, na 3ª Edição da Feira da Diversidade

Atividade GRATUITA / Aberta à Comunidade, inserida nas atividades especiais que assinalam a Comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental.

Estudos têm demonstrado benefícios da inclusão das artes e da expressão corporal na saúde pública e promoção da saúde. A Biodanza é um tipo de dança que tem por objetivo promover a saúde e o desenvolvimento humano e pessoal ao encorajar a autoexpressão através da música, movimento e interação com os outros, criada por Rolando Toro. Nesta conferência são apresentado dois trabalhos de investigação. Um deles no âmbito do Mestrado em Enfermagem (estudo A) e outro no âmbito do Doutoramento em Saúde Pública (estudo B).
O Estudo A enquadra a intervenção terapêutica com Biodanza, ao nível da reabilitação psicossocial, nos contextos de adultos com deficiência intelectual e de adolescentes com doença mental. Com este trabalho efetuou-se uma avaliação dos efeitos de um programa de Biodanza, nestas populações, através de modelos de observação, com base na expressão corporal e num conjunto de representações sensoriais e corporais que a dança proporciona, numa ótica de investigação-ação.
O Estudo B descreve as características sociodemográficas e as motivações que levam à frequência de um grupo de Biodanza numa amostra de praticantes adultos em Portugal.

Sobre a Palestrante:

Márcia Santos é Mestre e Enfermeira Especialista em Saúde Mental e Psiquiatria. É autora da tese de mestrado: Dançar a Vida – A Dança enquanto Estratégia em Reabilitação Psicossocial, que estudou a intervenção com Biodanza em grupos de adultos com Deficiência Intelectual e Jovens com Doença Mental.
Encontra-se atualmente a frequentar o Doutoramento em Saúde Pública, na especialidade de Promoção da Saúde (Escola Nacional de Saúde Pública), onde realizou um Estudo preliminar acerca das características sociodemográficas e de motivação para a participação em grupos regulares de Biodanza no âmbito do Doutoramento em Saúde Pública.
É Facilitadora de Biodanza Didata com especialidade em Biodanza Clínica e Social, Biodanza e Saúde Mental e Biodanza para Crianças e Jovens. Trabalha com grupos clínicos desde 2014 recorrendo à Biodanza como forma de intervenção nos contextos da saúde mental, reabilitação psicossocial, pedopsiquiatria e geriatria. Dinamizou diversas sessões para Profissionais de Saúde em Cercis, Associações e Instituições de Saúde.
Tem dois grupos de Biodanza abertos ao Público em Carnaxide e nos Olivais.

Para mais informações sobre, consultar: www.facebook.com/marcialeandra